Atendimento: (54) 3347-1150

Notícias e Eventos

Informações repassadas através da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares

           A Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Hospital Beneficente Santa Lucia tem por finalidade a definição de ações que visem à implantação, implementação e manutenção do Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde Hospitalar, de acordo com as normas vigentes (Lei 12.305/10, RDC 306/04, CONAMA 358/05).

            Fazem parte desta comissão:

- Tatiane Zanotto – presidente

- Mirian Pasa

- Lidiane Sobiesiak

- Jiane Marcon

- Luciana Santi Beretta

            A instituição representada pela comissão preza para que o descarte seja realizado de maneira correta, pois previne contaminações tanto em outras pessoas, bem como no meio ambiente. O Hospital Santa Lúcia produz diariamente inúmeros resíduos, dentre eles seguem as categorias:

TIPO A - RESÍDUOS POTENCIALMENTE INFECTANTES - fraldas, sondas, curativos, luvas de procedimentos, bolsa de colostomia, entre outros, os quais são descartados em lixeiras revestidas com sacos brancos.

TIPO B - RESÍDUOS QUÍMICO – frascos de medicamentos, medicamentos, reveladores, os quais são descartados em galões coletores específicos.

TIPO D - RESÍDUOS COMUNS - frascos e garrafas vazias, copos, papel toalha, papel higiênico, entre outros, são descartados em lixeiras com sacos pretos.

TIPO E - RESÍDUOS PERFUROCORTANTES - agulhas, lâminas de bisturi, frascos, ampolas de medicamentos, descartados em coletores específicos (coletores de perfurocortantes).

A Stericycle é a empresa responsável pela coleta quinzenal dos resíduos produzidos no Serviço em Saúde, das categorias TIPO A, TIPO B e TIPO E. E os resíduos do TIPO D são descartados nas lixeiras externas do hospital.

Compartilhe: