Atendimento: (54) 3347-1150

Notícias e Eventos

SERVIÇO DE OBSTETRICIA

A diretoria do Hospital Santa Lúcia, levando sempre em consideração o grande apoio que tem da comunidade Casquense, sente-se na obrigação de esclarecer sobre a suspensão do serviço de obstetrícia (ou também dito maternidade) do nosso hospital.

Recebemos vistorias periódicas do órgão competente (no caso da 6ª coordenadoria estadual de saúde de Passo Fundo), que nesta ultima vistoria exigiu de forma definitiva a permanência de médicos obstetra, pediatra e anestesista a disposição do hospital 24 horas por dia em regime de sobreaviso.

Ainda, no setor de obstetrícia, a Resolução Federal nº 36, de junho de 2008 do Ministério da Saúde, exige de forma taxativa investimentos que só são viáveis em hospitais de alta demanda, assim tirando do alcance de nossa associação hospitalar a prestação do referido serviço.

Desfavorece-nos, para tanto, a pequena quantidade de nascimentos ocorridos em nossa entidade nos últimos anos, seja por que há uma diminuição de filhos nas famílias ou pela procura da gestante por obstetras em outros centros.

Assim, pela responsabilidade que carregamos como diretoria, não nos resta alternativa senão, acatar a suspensão das atividades da obstetrícia, imposta pela 6ª coordenadoria de saúde, até que se consiga, quem sabe, adequarmo-nos às exigências, e assim sendo, informamos também que o hospital de referência é o de Marau-RS, e todas as gestantes estão sendo orientadas, pela da secretaria de saúde municipal, sobre a forma de acesso àquele hospital.

Importante saber que o hospital estará sempre pronto para atendimentos de urgência ou emergência mesmo na obstetrícia, que nestes casos estará apto para tomar as medidas necessárias.

Portanto, por hora o serviço está suspenso. Porém a administração e a diretoria do hospital, a administração municipal, e as forças políticas do nosso município estão se mobilizando para marcar uma audiência na Secretaria Estadual de Saúde em Porto Alegre para tentar reverter tal situação. Vamos juntar nossas forças para que isso aconteça!

Compartilhe: